O conceito

Dentre inúmeras abordagens possíveis para a realização de um curta-metragem, o projeto “Tormento” se propõe a desviar das referências comuns e de metalinguagem, apresentando uma temática madura e dramática. A referência ao parricídio e ao incesto, considerado um tabu dentre a maioria das sociedades humanas, ou seja, um tabu universal, são os pontos altos da trama desse curta-metragem. Contudo, o fator “curta-metragem de entretenimento” nunca foi cogitado a ser excluído, já que a vingança e a relação amorosa existentes no mesmo, que o enquadra no gênero “suspense” e “drama”, são utilizadas como atrativos para o público.
A origem dessa abordagem para a realização de um curta-metragem surgiu a partir fragmentos  imagéticos e psicológicos de diversos longa-metragens existentes, sendo que, após a realização de uma pesquisa visual dentre esses filmes, a ideia tomou consistência. A principal influência para a temática é o longa-metragem “Oldboy”, do diretor Chan-wook Park. Esse filme Sul-Coreano aborda a vingança, amor, tabus da sociedade, dentre outros temas, além de possuir uma estética de grande valor. Além disso, a pesquisa sobre o significado dos termos “parricídio” e “incesto” auxiliaram no desenvolvimento da trama, apesar de o enredo não possuir um debate profundo, muito menos psicológico sobre esses temas. Uma pequena pesquisa realizada, porém não aprofundada, entre Hamlet, Édipo Rei e Os irmãos Karamazov serviu de base para o amadurecimento da ideia, bem como para o desenvolvimento do argumento e diálogos. Para o espectador, esses temas somente tornam-se compreensíveis ao término do curta-metragem, contudo, espera-se que sirvam como agentes indagadores sobre essas temáticas.
Todos os conceitos propostos pelo presente curta-metragem podem se condensar em uma frase: “uma vingança saciada através de um parricídio involuntário”.